Adjuvante Sintético – Pesquisas que atestam a eficácia dos produtos Inquima

A INQUIMA mantém parcerias perenes com universidades e fundações de pesquisas, com o objetivo de avaliar e aprovar seus produtos. É uma maneira confiável e validada de garantir a qualidade e a eficácia do seu portfólio.

Confira algumas pesquisas realizadas por instituições conceituadas, que atestaram a eficácia dos adjuvantes em seus experimentos.

Fundação AGRÁRIA de Pesquisas Agropecuárias/FAPA

Pesquisador: Dr. Vítor Spader
Trabalho: Manejo de Azevém e Buva.

Produto Estudado: Adjuvante TA35 , U10

 

“Na tentativa de facilitar o manejo e de reduzir os custos com operações de pulverização, alguns agricultores tem realizado associações de herbicidas e adjuvantes, muitas vezes inadequadas, resultando em baixa eficácia de controle. A fim de posicionar adequadamente ativos e adjuvantes, a FAPA realizou um experimento abrangente, não evidenciando diferenças significativas quanto à eficiência de controle de azevém e de buva, resistentes ao glyphosate, com a utilização dos diferentes adjuvantes sintéticos nas caldas de herbicidas e de graminicidas: TA35U10. Foi comprovado que não é necessária a utilização de ajuvantes a base de óleo mineral, e nem a mistura destes com os produtos avaliados. Isso permite afirmar que é possível utilizar qualquer um dos adjuvantes sintéticos acima, isoladamente, melhorando a logística, mantendo à eficácia e reduzindo os custos das aplicações, para o controle de azevém e de buva, resistentes ou, suscetíveis ao glyphosate.”

Site: FAPA

Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG

Pesquisador: Dr. Luiz Cláudio Garcia

Produto Estudado: Adjuvante TA35

 

“O TA35 pode ser usado como alternativa ao óleo ou, em conjunto, na aplicação de Fungicida no Trigo, com vantagens interessantes. Ocorreram ganhos em produtividade e no controle das doenças.”

Site: UEPG

Universidade Estadual Paulista/UNESP

Pesquisador: Prof. Dr. Ulisses Antuniassi
Pesquisa: Controle de deriva, com diferentes Ativos

Produto Estudado: Adjuvante TA35 , Adjuvante Intec

 

“De maneira geral, nos Fungicidas, nas aplicações com ponta XR a substituição parcial ou, total dos óleos mineral e vegetal, pelos adjuvantes-surfatantes TA35 e InTec, resultaram em potencial de cobertura. Deverão proporcionar melhor desempenho no que se refere à proteção das folhas contra os patógenos. No caso das caldas contendo o inseticida, nas pulverizações com as pontas TT e AIXR, a substituição total ou parcial dos óleos pelos adjuvantes-surfatantes TA35 e InTec, apresentaram um comportamento com reflexos na redução do risco de deriva das aplicações. Ou seja,reduziram efetivamente as perdas.”

Site: UNESP

Fundação ABC

Pesquisadores: Carlos André Schipanski e Fabrício Pinheiro

Produto Estudado: Adjuvante TA35

 

“Os tratamentos se mostraram similares ao padrão com óleo, podendo ser usado como alternativa ou, em conjunto. Os tratamentos com TA35 demonstraram vantagem em relação ao óleo na produtividade final”.

Site: Fundação ABC

Fundação AGRÁRIA de Pesquisas Agropecuárias/FAPA

Pesquisador: Dr. Heraldo Feksa

Produto Estudado: Adjuvante TA35

 

“Os tratamentos realizados com TA35 superaram sempre as aplicações padrões, com o óleo. A consistência destas informações leva em conta resultados similares obtidos em outros ensaios”.

Site: FAPA

Universidade Estadual Paulista de Botucatu/UNESP

Pesquisador: Dr. Ulisses Antuniassi

Produto Estudado: Adjuvante TA35

 

“Não houve diferença entre os tratamentos padrões e os realizados com TA35 no controle da ferrugem asiática. O TA35 pode substituir – sem nenhum prejuízo – o Óleo Vegetal com a mesma eficiência”.

Site: UNESP

UNESP/Botucatu

Pesquisador: Dr. Edivaldo Velini ( Especialista em Glifosato )

Produto Estudado: U10

 

Dr. Edivaldo Velini, defende o uso de adjuvante específico em conjunto com os DESSECANTES, como ferramenta importante para evitar a concorrência de minerais presentes na água com o princípio ativo do defensivo. Segundo o pesquisador, o glifosato é uma molécula sensível e vulnerável as águas mais “duras”, com pH acima de 4.

O U10 é o produto/adjuvante destinado para este trato cultural.

Site: UNESP

Universidade Estadual de Maringá/UEM

Pesquisador: Dr. Robinson Luiz Contiero e Dr. Jamil Constantim

Produto Estudado: Adjuvante TA35

 

“A utilização do adjuvante TA-35, além de proporcionar a mesma cobertura do que o óleo metilado de soja, permitiu uma economia de 48% de calda (165 L ha x 86 L ha), o que já seria suficiente para sua utilização. O resultado da avaliação da eficiência do fungicida Nativo no controle de Phaeosphaeria Maydis mostrou que a adição do adjuvante TA-35 proporcionou eficiência similar ao tratamento padrão (Fungicida + Áureo). Porém é importante salientar que essa mesma eficiência foi obtida com metade do volume de calda aplicado. Com o uso do adjuvante é possível reduzir o tamanho das gotas, o que pode proporcionar maior e melhor cobertura e, principalmente, penetração da calda nas partes internas da planta. Garantindo assim um controle mais uniforme e eficiente, principalmente quando se fala em fungicidas que precisam de uma boa cobertura foliar. E também de inseticidas, para o controle de pragas, mais difíceis de alcançar como a lagarta falsa medideira na cultura da soja. ”

Site: UEM

Coleta dos Depoimentos: Jeferson Luiz Rezende ( RTV Inquima )

Produtos Recomendados

A Inquima desenvolve produtos que melhoram a qualidade e eficácia da aplicação de inúmeras maneiras, reduzindo custos e diminuindo os impactos ambientais. Conheça nosso portfólio :

Dúvidas ou Apoio na aplicação?

Lembre-se que, havendo necessidade de APOIO EM CAMPO para solucionar problemas na aplicação, contate um Representante INQUIMA na sua região. Nossos representantes são Agrônomos, Técnicos e Especialistas em Tecnologia de Aplicação, estamos sempre prontos para lhe atender. Preencha os campos abaixo e clique em “ENVIAR” em breve o representante mais próximo de sua região entrará em contato.

Nome*:
 
E-mail*:
 
Telefone*:
 
Cidade e Estado*:
 
Assunto*:
 
Mensagem*:
 

 

contato-inquima3

Inquima

A Inquima atua na linha de produtos com foco em Tecnologia em Aplicação. Modernas técnicas e ciência foram desenvolvidas para dar maior aproveitamento, eficiência no manejo e eficácia no combate às pragas e ervas daninhas da lavoura. Evitando assim o desperdício e preservando o meio ambiente.

Deixe uma resposta