GIBERELA OU BRUSONE ? Manual para a identificação correta em trigo e cevada

Giberela ou fusariose é, em trigo e em cevada, uma das mais preocupantes doenças de espiga, causando reduções na produtividade dessas culturas. Essa doença também afeta a qualidade dos grãos, reduzindo o peso e prejudicando a aparência, além de possibilitar a produção de micotoxinas pelo fungo, que são prejudiciais ao homem e aos animais que deles se alimentam. Assim como a giberela, a brusone, também chamada de branqueamento de espiga, é outra doença que afeta espigas de trigo e de cevada, principalmente nas regiões Central e Centro sul do Brasil. Pode afetar várias partes da planta, como as folhas, sendo mais comum e referenciada como doença de ocorrência em espiga.

Tanto a giberela quanto a brusone, às vezes, apresentam sintomas semelhantes e que podem ser confundidos. A autora apresenta, neste documento, orientações para a identificação correta dessas doenças, assim como informações para a diferenciação de outros problemas que afetam espigas de trigo e de cevada cujos sintomas têm sido confundidos com giberela e/ou brusone e que poderão ser úteis para o diagnóstico correto do problema na lavoura.

Para facilitar a identificação a Embrapa disponibilizou para download um manual ilustrado, confira a seguir:

Confira o MANUAL completo clicando no Botão abaixo.

 

BAIXAR MANUAL COMPLETO EM PDF

Autora: Maria Imaculada Pontes Moreira Lima.

Fonte: Embrapa

Produtos Recomendados

A Inquima desenvolve produtos que atendem a muitas demandas na pulverização visando eliminar diferentes gargalos operacionais tais como deriva e perca por evaporação, reduzindo custos e diminuindo os impactos ambientais. Confira alguns produtos recomendados pela Inquima :

Posts relacionados

netcit

Deixe uma resposta