Guia ilustrado para controle alternativo das doenças dos Citros

Este material tem por objetivo servir como guia prático para agricultores familiares visando o reconhecimento das principais doenças dos citros assim como algumas indicações de controle cultural ou utilizando produtos alternativos em substituição aos agroquímicos. Esta cartilha apresenta-se numa linguagem de fácil entendimento e aborda os problemas com praticidade, mas em caso de dúvidas o agricultor deve procurar um especialista.

É muito importante que o controle se dê no momento em que o ataque realmente justifica a sua aplicação porque as áreas agrícolas, normalmente utilizadas pelos principais usuários desta cartilha, são diversificadas e, portanto, ecologicamente mais equilibradas, o que proporciona maior presença de inimigos naturais que podem ser mortos juntamente com o controle da doença.

Caso haja a necessidade de uma intervenção de controle químico deve-se utilizar produtos com menor efeito sobre inimigos naturais. Na escolha deste tipo de controle fazê-lo com base em monitoramento do pomar e escolher produtos seletivos aos inimigos naturais. Recomenda-se o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) como capa, luva, máscara apropriada e, cuidado com o manuseio de produtos.

Desta maneira o agricultor protege a sua saúde, de sua família, dos consumidores, dos animais e preserva a natureza. Uma planta bem nutrida e sadia torna-se mais resistente ao ataque de doenças.

Para facilitar o controle a Embrapa disponibilizou para download este guia ilustrado, confira a seguir:

Confira o MANUAL completo clicando no Botão abaixo.

 

BAIXAR GUIA COMPLETO EM PDF

Autores: Hermes Peixoto Santos Filho, Antônio Alberto Rocha Oliveira, Fernando Haddad

Fonte: Embrapa

Produtos Recomendados

A Inquima desenvolve produtos que atendem a muitas demandas na pulverização visando eliminar diferentes gargalos operacionais tais como deriva e perca por evaporação, reduzindo custos e diminuindo os impactos ambientais. Confira alguns produtos recomendados pela Inquima :

Posts relacionados

netcit

Deixe uma resposta