Guia ilustrado para identificação de tipos de lesão de brusone em trigo

A brusone é causada pelo fungo Magnaporthe oryzae (anamorfo Pyricularia oryzae), que infecta mais de 50 espécies de gramíneas. Os danos ocasionados pela brusone na produção de grãos de trigo dependem do momento da infecção da espiga e do local de penetração do fungo, podendo afetar a espiga parcial ou totalmente.

Espigas doentes apresentam descoloração ou branqueamento característico, e as ráquis apresentam necrose no ponto de penetração do fungo. Goulart et al. (2007) sustentaram que, pelo fato dos sintomas de branqueamento de espigas serem tão impressionantes, pode-se facilmente superestimar os danos causados pela brusone.

É importante ressaltar que, anteriormente ao aparecimento do branqueamento das espigas e dependendo do nível de resistência do genótipo de trigo, podem-se constatar diferentes tipos de lesão provocados pelo patógeno em outras partes da planta. Em arroz, é bem conhecido que os diferentes tipos de lesão são variáveis, dependendo do isolado do fungo, da planta hospedeira e também das condições ambientais (OU, 1985). Em trigo, diferentes tipos de lesão podem ser observados tanto em condições controladas de ambiente como em condições de campo. Sob inoculação, a identificação dos tipos de lesão em folhas de plântulas e em folhas bandeira e em espigas de plantas adultas é comumente feita entre cinco e sete dias após inoculação.

Para facilitar a identificação de tipos de lesão de brusone em trigo a Embrapa disponibilizou para download um guia ilustrado, confira a seguir:

Confira o GUIA completo clicando no Botão abaixo.

 

BAIXAR GUIA COMPLETO EM PDF

Autores: Gisele Abigail Montan Torres, Hebert Hernán Soto Gonzáles, Natália Forchezato Webber, Henrique Matheus Scherer.

Fonte: Embrapa

Produtos Recomendados

A Inquima desenvolve produtos que atendem a muitas demandas na pulverização visando eliminar diferentes gargalos operacionais tais como deriva e perca por evaporação, reduzindo custos e diminuindo os impactos ambientais. Confira alguns produtos recomendados pela Inquima :

Posts relacionados

netcit

Deixe uma resposta