Manual para Manejo de Fitonematoides na Cultura do Algodoeiro

Os fitonematoides estão entre os principais problemas fitossanitários da cultura do algodoeiro no Brasil. Em geral, os problemas associados à presença desses parasitas são intensificados por práticas inadequadas do sistema de cultivo, como o uso contínuo e intensivo das áreas cultivadas com culturas hospedeiras suscetíveis, que propiciam um rápido aumento da população desses parasitas, associadas ao trânsito de máquinas e implementos agrícolas entre diferentes áreas, as quais facilitam a rápida dispersão desses organismos nas áreas de cultivo.

Portanto, para evitar perdas de produção devido à ocorrência de fitonematoides, é importante que se estabeleçam medidas de manejo, que envolvam um eficiente sistema de monitoramento e diagnose, aliadas ao uso de diferentes práticas agrícolas, com o propósito de impedir que a população desses parasitas aumente e se dissemine nas áreas de plantio.

Para facilitar a prática do manejo a Embrapa disponibilizou para donwload um manual ilustrado, confira a seguir:

Confira o MANUAL completo clicando no Botão abaixo.

 

BAIXAR MANUAL COMPLETO EM PDF

Autores: Fabiano José Perina, Wirton Macedo Coutinho, Nelson Dias Suassuna, Luiz Gonzaga Chitarra, Julio Cesar Bogiani, Fernando Mendes Lamas, Regina Maria Dechechi Gomes Carneiro.

Fonte: Embrapa

Produtos Recomendados

A Inquima desenvolve produtos que atendem a muitas demandas na pulverização visando eliminar diferentes gargalos operacionais tais como deriva e perca por evaporação, reduzindo custos e diminuindo os impactos ambientais. Confira alguns produtos recomendados pela Inquima :

Posts relacionados

netcit

Deixe uma resposta