Publicação – Brusone no Arroz

A Brusone em arroz é reconhecida como a mais importante doença da cultura e como o maior limitador do potencial produtivo e da vida útil das cultivares. Vários estudos foram realizados visando ao controle da doença e grandes avanços foram obtidos, reduzindo prejuízos por meio do melhoramento genético e do manejo integrado.

Esta publicação, fruto de esforço conjunto entre a Embrapa e o Irga, visa transmitir alguns conceitos básicos advindos da pesquisa, que podem ser úteis ao manejo integrado da brusone. Estes conceitos, aliados à experiência dos extensionistas e produtores, resultarão na redução do impacto negativo da brusone na produção de arroz na região Sul do Brasil.

Este documento procura facilitar o reconhecimento da brusone no campo, desde os sintomas inicias até os mais avançados, incluindo uma breve descrição da epidemiologia, as medidas de manejo da cultura que podem agravar ou amenizar o problema, além das alternativas de controle da doença, finalizando com algumas medidas que podem guiar a tomada de decisão do orizicultor.

Esperamos que, pelo seu conteúdo prático, a publicação “Brusone no Arroz” seja efetivamente utilizada pelos técnicos e produtores de arroz da região Sul, com benefícios para toda a cadeia produtiva.

Autores: Claudio Ogoshi, Cley Donizeti Martins Nunes, Marta Cristina Corsi de Filippi , Valácia Lemes Silva-Lobo

Confira a Publicação completa clicando no Botão abaixo.

 

BAIXAR PUBLICAÇÃO COMPLETA EM PDF

Fonte: Embrapa

Produtos Recomendados

A Inquima desenvolve produtos que atendem a muitas demandas na pulverização visando eliminar diferentes gargalos operacionais tais como deriva e perca por evaporação, reduzindo custos e diminuindo os impactos ambientais. Confira alguns produtos recomendados pela Inquima :

Posts relacionados

netcit

Deixe uma resposta